Sustentabilidade

BailaRia pretende ser um evento sustentável e económico, acessível a todos, que promova o encontro de pessoas, que se queiram dar ao desfrute de passar 3 dias num local privilegiado – Parque Natural da Ria Formosa.

À semelhança de outros festivais que nos inspiram, nomeadamente o FESTIVAL ANDANÇAS, pretendemos que respeite o ambiente, procurando aplicar e difundir práticas que reduzam os impactos negativos, promovendo o contacto pela “Terra”, “Mar”, “Ria”, …

Isso só será possível com o envolvimento de todos: organização, artistas, voluntários e participantes.

Medidas ambientais

Mobilidade Sustentável

Criámos condições para que durante os 3 dias do festival, as deslocações sejam mínimas.
Convidamos a todos os participantes (mesmo aqueles que vivem perto) a acampar no local. O valor do bilhete inclui a dormida.
Todos os que desejarem, podem trazer bicicleta para as pequenas deslocações na ilha.
Apelamos à utilização de transportes públicos e partilha de boleias.

Resíduos

Vamos criar condições para que seja possível a separação de resíduos no recinto do festival.
0% beatas no chão – São disponibilizados cinzeiros e apelamos aos fumadores a trazer o seu cinzeiro portátil para que, mesmo no resto do ano, as beatas tenham o destino certo.
Apelamos para a utilização consciente de água, especialmente no duche.
Deixamos um apelo para que cada um traga o seu copo, talheres e pratos, não descartáveis. Temos jantar partilhado na sexta – traz a tua especialidade!
Disponibilizamos detergentes biodegradáveis.
Na bilheteira pode ser adquirida uma caneca (PédeXumbo), mediante caução. No final pode devolvê-la, reavendo o dinheiro. A ideia é eliminar o uso de copos descartáveis.
Apostamos numa divulgação com o mínimo de resíduos. O programa do festival será afixado para consulta, no local.

Comida

Haverá venda de alguma comida no local e há muitos restaurantes na ilha, apresentamos algumas sugestões de restaurantes, que irão fazer desconto aos participantes, mediante apresentação de pulseira.
Informamos que há um mini-mercado junto ao Parque de Campismo.